Conarec

O único a enfrentar e trazer temas sensíveis, a reunir o maior time
de lideranças de grandes empresas, startups, empreendedores, especialistas
e âncoras para fornecer subsídios e inspiração para quem decide.


CONAREC 2016

Consumidores mudando empresas

O Congresso Nacional das Relações Empresa-Cliente é o maior e mais importante evento sobre relacionamento com clientes, relações de consumo e inovação no serviço ao consumidor do mundo. Em 2016, o CONAREC irá atingir a 14ª edição, cada vez mais sintonizado com as tendências e as mudanças profundas que impactam o mercado brasileiro: a evolução do consumidor, a conectividade, a mobilidade, novos modelos de negócio, as influências culturais e a força das celebridades que engajam milhões de seguidores em torno de sua imagem, de suas causas e de suas ideias.

Os últimos 5 anos, particularmente foram pródigos em oferecer aos executivos participantes do congresso, um conjunto notável de conceitos e de temas novos, para dar sentido às forças que direcionam a agenda corporativa: a adoção de causas e propósitos, a reputação, experiência do cliente, a inovação. Vemos um cenário em que o WhatsApp nasceu e conquistou uma base espantosa de clientes e usuários e hoje tem poder para fustigar o negócio das operadoras de telefonia. Do mesmo modo, o Uber surgiu e como um tsunami provocou polêmicas no mundo todo ao capturar valor no mercado até então cativo dos taxistas. Um olhar mais adiante e percebemos o quanto o AirBnb também cresceu rapidamente e transformou-se em um negócio gigantesco que se contrapõe aos modelos padronizados dos hotéis no segmento de turismo. A Netflix veio para mudar a lógica de como assistimos TV ao derrubar a programação sequencial e impor a programação personalizada, por aparelho, sob demanda sem comerciais. Negócios novos partem das plataformas digitais, ganham tração no mobile e mudam as regras do jogo de modo inesperado, diminuindo as zonas de atrito com os consumidores, proporcionando um novo padrão de serviços e indo de encontro a um consumidor com poder e com vontade experimentar o novo continuamente.

Durante décadas, séculos, coube às empresas propor as inovações – produtos, serviços – que em competição, procurassem conquistar os consumidores. Hoje, a colaboração está na linha de frente de uma nova concepção de desenvolvimento do mercado e das relações de consumo. Consumidores mudam empresas – querem novos canais de atendimento, novos serviços, autoatendimento, autosserviço, conveniência, respeito, interfaces amigáveis, fluidez, comandar a forma de transação e se relacionar com empresas legítimas, autênticas, transparentes, com propósitos sinceros e voltadas para o bem comum.

É exatamente esse o cenário que leva o CONAREC 2016 a propor o tema Consumidores Mudando Empresas. Uma jornada voltada para descobrir, entender e incorporar as mudanças provocadas no relacionamento entre empresas e clientes. Como nunca antes na história, há uma nova correlação de forças entre empresas e clientes e as oportunidades de inovar e gerar valor são infinitas. Ao mesmo tempo, pairam novas ameaças – a infidelidade às marcas, a fragmentação excessiva dos perfis de consumidores, a diversidade, a longevidade, as novas fases da vida, o consumo consciente, aliadas à atividade em rede ameaçam negócios tradicionais. Por tudo isso, de modo mais acentuado o CONAREC é o mais indispensável dos eventos corporativos do calendário corporativo. O único a enfrentar e trazer temas sensíveis, a reunir o maior time de lideranças de grandes empresas, startups, empreendedores, especialistas e âncoras para fornecer subsídios e inspiração para quem decide.

Objetivos do
CONAREC 2016

Traçar um painel completo sobre o novo consumidor – o que significa ser consumidor atualmente – e como essa nova atitude muda a face dos negócios.

Projetar novas visões de negócio, modelos, formatos, tendências, conceitos para permitir aos executivos participantes acesso a informações inéditas para aplicação prática.

Contrastar visões de negócios estabelecidos e negócios inovadores para permitir a construção de uma visão mais realista das possibilidades e estágio atual do mercado brasileiro.

Mostrar o que significa relacionamento com consumidores neste momento.

Destacar soluções tecnológicas, plataformas de comunicação e a oferta de serviços de quem é responsável pela construção e operacionalização da gestão de clientes no país.

Valorizar todo o ecossistema de empresas, profissionais, especialistas e autoridades devotadas ao aperfeiçoamento constante do relacionamento entre empresas e clientes no país.

Gerar valor para as empresas e profissionais que estão efetivamente engajadas na causa da melhoria dos serviços a clientes e consumidores no Brasil.

Necessidades-alvo/perfil de público

Como lidar com o consumidor em evolução, ao mesmo tempo em que ele desfruta e utiliza intensamente o poder da digitalização e da mobilidade? E como elaborar estratégias para esse novo consumidor em um momento econômico adverso como o enfrentado pelo Brasil? Os consumidores hoje têm o poder nas mãos, mas sentem na pele a fraqueza da economia e suas consequências: a recessão, a inflação, o desemprego. Forças e fraquezas que combinadas formam um cenário de muita incerteza para as empresas de todos os segmentos.

Vivemos um momento sem referências, com executivos a procura de respostas. A busca por informação, por conhecimento e por instrumentos capazes de orientar as decisões das empresas é um imperativo para os executivos. É preciso reorientar os esforços para que as empresas possam conduzir relacionamentos com clientes e consumidores sensibilizados pelo momento atual, arredios, inseguros e em busca de compensação a cada jornada de consumo – cada vez mais restritas pelas limitações de orçamento.

Executivos das áreas de atendimento e serviço ao cliente, qualidade, canais digitais, relacionamento, atenção ao consumidor, marketing, recursos humanos (que precisam muitas vezes manter a motivação e reforçar a cultura de serviço junto ao cliente interno) procuram por inspirações, por colaboração, por insights, para construir novas respostas para perguntas diferentes. Como preparar empresas para fazer frente às mudanças provocadas, impulsionadas, estimuladas por consumidores? Essa é a pergunta que o CONAREC propõe-se a responder, mostrando os caminhos para a geração de valor a partir da compreensão do consumidor. O Conarec 2016 trará uma oferta de conteúdos ainda mais variada, com um olhar mais atento sobre novos negócios, novos modelos de serviço, experiências, disrupções e novas soluções, tecnologias e estratégias de relacionamento.

Contexto

O CONAREC é provavelmente o mais importante evento do mercado corporativo nacional. Seu ecletismo, seu caráter plural e a ousadia na abordagem de temas inexplorados pelas mídias e eventos tradicionais, fazem dele o grande fórum de discussão e compartilhamento de tudo o que cerca a gestão de clientes e consumidores no Brasil, bem como seus desdobramentos em diversas áreas de negócio: marketing, RH, vendas, gestão, qualidade.  Em um mercado ávido por informações diferentes, novas referências, inspirações e novas vozes, o CONAREC procura articular um conteúdo mais democrático, menos previsível, combinando a força dos grandes nomes e das principais lideranças do país, com os empreendedores da nova geração, celebridades, personalidades culturais e jornalistas gabaritados. Mais de 160 palestrantes juntam-se para compartilhar ideias provocativas, poderosas, diferentes, que apontem caminhos e embasem decisões. O Brasil que emerge das discussões do CONAREC é certamente um país mais próximo de seu verdadeiro potencial.

ESTRUTURA

 DESCRIÇÃO DOS FORMATOS

O CONAREC terá uma oferta de conteúdos em diferentes formatos:

  • 5 salas alternando em sessões plenárias e apresentações paralelas
  • Solos, debates, cases
  • Workshops especiais
  • Tech talks
  • Startup sessions
  • Scale up sessions
  • Área de exposição
  • Pesquisas exclusivas
  • Conteúdo – dividido em plenárias e depois em hashtags de conteúdos – solos e debates. Alguns nomes de empresas e mesmo de pessoas já estão sugeridos. A ideia geral do conteúdo foi buscar novas referências – empresas, ideias, temáticas, pessoas, culturais e comportamentais – para dar aos congressistas uma ideia de “festival”, com uma curadoria séria, em que cada apresentação tenha sido pensada no sentido de atender expectativas elevadas.

Hashtags
#Experiência
#Tecnologia
#Inovação
#Cultura
#Comportamento
#Design
#Defesa do Consumidor
#Relacionamento
#Gestão
#RH
#Marcas
#CPO (Customer Process Outsourcing)

CONTEÚDO DISPONÍVEL DAS 9H ÀS 17H30 SEM PAUSAS PARA ALMOÇO OU COFFEE BREAK
NOVO FORMATO DE ALMOÇO – HORÁRIO ESTENDIDO – OFERTA POCKET

Programação

SALA 1 - 13/09
8h30 às 9h00 Abertura oficial - Especial Consumidores que mudam tudo x Empresas que não querem mudar
9h00 às 9h30 Como os consumidores estão mudando a paisagem dos negócios no mundo inteiro (e como essa mudança afeta o Brasil)?
9h30 às 10h30 Como os consumidores estão mudando a paisagem dos negócios no mundo inteiro (e como essa mudança afeta o Brasil)?
10h30 às 11h15 Coffe Break
11h15 às 12h30 Destruição criativa: mude o negócio da sua empresa antes que o consumidor o obrigue
12h30 às 14h Fechado
14h às 15h Caio Blinder entrevista Alberto Saraiva: as histórias do homem que mudou a história do fast food no Brasil
15h às 16h A força dos Youtubbers – eles influenciam e disseminam comportamentos. Uma conversa com quem é campeão de audiência no maior canal de vídeos do mundo.
16h15 às 16h45 Coffee Break
16h45 às 18h A hora da verdade: CEOs revelam quanto e como os consumidores vem mudando suas empresas
SALA 1 - 14/09
9h00 às 10h30 Consumidores que influenciam, inspiram e motivam líderes – a voz das ruas
10h30 às 11h15 Coffee Break
11h15 às 12h15 Inovação a serviço e a partir do consumidor. Um debate sobre a criação de culturas inovadoras nos negócios
12h15 às 13h Bonitas na foto – empresas que fazem sucesso nas redes sociais focadas na imagem
13h às 14h Sala Fechada
14h às 15h Inovação colaborativa - conectando o mundo em torno de uma causa
15h às 16h A Era do Diálogo: Pretensão resistida: as diferenças entre ir à justiça e garantir um direito
16h15 às 16h45 Coffee Break
16h45 às 18h A empresa positiva: negócios que provocam uma mudança na maneira como a sociedade consome e geram uma mudança significativa
SALA 2 - 13/09
11h15 às 11h45 Empresa iguana ou humana – tirando a empresa da inércia diante de um consumidor em evolução
11h45 às 12h30 Fanatismo saudável – o poder dos games em sua conexão inigualável com os consumidores
12h30 às 13h Zero atrito – design de negócios e serviços que elevam a qualidade da experiência do cliente
13h às 13h30 Quer saber onde o consumidor está mudando o seu negócio? Pergunte ao Analytics
13h30 às 13h45 Eu era visionário e não sabia: histórias de um empreendedor serial made in Brazil
13h45 às 14h15 A música não pode parar: o Spotify e a magia das playlists
14h45 às 15h15 A verdadeira economia compartilhada – case BlaBlaCar
15h15 às 16h Drones você ainda vai ter um. Possilibilidades e oportunidades dessa nova tecnologia.
16h15 às 16h45 Coffee Break
SALA 2 - 14/09
11h15 às 11h45 Jornalismo, arte, tecnologia e negócios fazem nexo?
11h45 às 12h30 Realidade virtual a serviço da User Experience – a experiência brasileira
12h30 às 13h30 O triunfo do contexto – como ressaltar e recuperar a verdade nas histórias das marcas para engajar consumidores e conquistar fãs
13h30 às 14h As lições da Olimpíada. Qual é o legado para os consumidores brasileiros?
14h às 14h30 Por que o consumidor do mercado brasileiro precisa de empreendedorismo?
14h30 às 15h O Brasil que o mundo inspira.
15h às 15h30 Uma rede social, uma visão, um consumidor. Por que isso não presta?
15h30 às 16h As novas fronteiras da edução para desenvolver as competências e as habilidades do século XXI.
16h15 às 16h45 Coffee Break
SALA 3 - 13/09
11h15 às 11h45 A definir
11h45 às 12h30 A definir
12h30 às 13h A definir
13h às 13h30 A definir
13h30 às 14h Um exercício de inteligência: como a SmartFit mudou o mercado de academias no Brasil
14h às 14h30 A definir
14h30 às 15h A definir
15h às 15h30 O SAC vai ficar mudo e os consumidores vão adorar. Uma visão de central de relacionamento baseada somente em apps de mensagem
15h30 às 16h A definir
16h15 às 16h45 Coffee Break
SALA 3 - 14/09
11h15 às 12h15 O zero e o 1 porque a sociedade de consumo baseada em esteriótipos está morrendo?
12h15 às 13h Marcas precisam de propósitos. Os consumidores que o digam
13h às 13h30 A definir
13h30 às 14h30 Mentes maravilhosas II – um debate com brasileiros que inovam, saem fora da caixa, inspiram e fazem o bem
14h30 às 15h30 O fim do marketing como o conhecemos: um debate aberto com profissionais das indústrias de bens de consumo sobre o marketing na era da mobilidade e do data analytics
15h30 às 16h Como a descentralização financeira pode modificar o mercado financeiro
16h15 às 16h45 Coffee Break
SALA 4 - 13/09
11h15 às 11h45 Transmissão ao vivo nunca foi tão interativa
11h45 às 12h15 Longevidade, carros conectados, Internet em dispositivos residenciais – o mercado de seguros não será o mesmo – impactos e oportunidades
12h15 às 12h45 Tecnologia para engajar clientes e recriar serviços - o poder do feedback para refinar continuamente o negócio (Case)
12h45 às 13h15 Unicórnios no Brasil: mito ou realidade?
13h15 às 13h45 Yes, nós temos crowdsourcing. Um panorama do mercado brasileiro de financiamento coletivo
13h45 às 14h15 Não somos feitos de células, mas de dados – uma nova perspectiva para entender e se relacionar com os consumidores
14h15 às 15h O que sua empresa pode aprender com “clientes jogadores”?
15h às 15h30 Consumidor.gov – um modelo de mediação de conflitos que é referência mundial
15h30 às 16h O dilema do RH – o consumidor que tem o poder no mercado é o mesmo colaborador que influencia a empresa
16h15 às 16h45 Coffee Break
SALA 4 - 14/09
11h15 às 12h15 O que a sua loja faz para me tirar de casa?
12h15 às 12h45 Consumidor multicanal e colaborador multicanal - o trabalho remoto movimentando mercados
12h45 às 13h15 Tap and Pay e novas modalidades de pagamento fluido – o mercado brasileiro está pronto para essas inovações?
13h15 às 13h45 Paciente ou cliente? Redesenhando a jornada do cliente em unidades de saúde
13h45h às 16h Startup Session – descubra qual o negócio que tem potencial para conquistar consumidores e mudar o mercado
16h15 às 16h45 Coffee Break
SALA 5 - 13/09
11h15 às 11h45 A importância da transparência no discurso das marcas – como se cria empatia com o consumidor? A era do Trustparency
11h45 às 12h30 M2M e a ascensão do IoT – o que estas letras significam e como elas vão mudar a maneira de fazer negócios
12h30 às 14h Challenge Universitários - Talentos de 5 universidades mostram suas propostas para melhorar a interação com os consumidores. Quem vence o desafio?
14h às 14h30 Enfrentando a mudança: como as teles estão se transformando para servir um cliente que não fala ao telefone, não usa SMS e é usuário compulsivo de dados
14h30 às 15h O tsunami da imagem – transformando audiência em receita e engajamento
15h às 15h45 Empresas em colaboração, uma união para o bem comum – tecnologias, processos e práticas compartilhadas em prol do consumo consciente
15h45 às 16h15 O2O – Off line to On-line – transportando a vida real para a virtual
16h15 às 16h45 Coffee Break
SALA 5 - 14/09
09h30 às 10h30 ESPECIAL PESQUISA E INTELIGÊNCIA - UMA VISÃO DOS ESTUDOS DA CONSUMIDOR MODERNO PARA VOCÊ
Apresentação 1: O comportamento do consumidor brasileiro
11h15 às 12h ESPECIAL PESQUISA E INTELIGÊNCIA - UMA VISÃO DOS ESTUDOS DA CONSUMIDOR MODERNO PARA VOCÊ
Apresentação 2: As marcas mais amadas do Brasil
12h às 13h As marcas mais democráticas do Brasil
13h às 14h "Marcas que entendem as mulheres "
14h às 14h30 Apresentação Prêmio Consumidor Moderno
14h30 às 15h Empresas que mais respeitam o consumidor
15h às 15h30 Jovens digitais e transformadores - pesquisa inédita e exclusiva.
15h30 às 16h15 Jovens digitais e transformadores - pesquisa inédita e exclusiva.
16h15 às 16h45 Coffee Break

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