Conarec

CONAREC 2016

Consumidores mudando empresas

O Congresso Nacional das Relações Empresa-Cliente é o maior e mais importante evento sobre relacionamento com clientes, relações de consumo e inovação no serviço ao consumidor do mundo. Em 2016, o CONAREC irá atingir a 14ª edição, cada vez mais sintonizado com as tendências e as mudanças profundas que impactam o mercado brasileiro: a evolução do consumidor, a conectividade, a mobilidade, novos modelos de negócio, as influências culturais e a força das celebridades que engajam milhões de seguidores em torno de sua imagem, de suas causas e de suas ideias.

Os últimos 5 anos, particularmente foram pródigos em oferecer aos executivos participantes do congresso, um conjunto notável de conceitos e de temas novos, para dar sentido às forças que direcionam a agenda corporativa: a adoção de causas e propósitos, a reputação, experiência do cliente, a inovação. Vemos um cenário em que o WhatsApp nasceu e conquistou uma base espantosa de clientes e usuários e hoje tem poder para fustigar o negócio das operadoras de telefonia. Do mesmo modo, o Uber surgiu e como um tsunami provocou polêmicas no mundo todo ao capturar valor no mercado até então cativo dos taxistas. Um olhar mais adiante e percebemos o quanto o AirBnb também cresceu rapidamente e transformou-se em um negócio gigantesco que se contrapõe aos modelos padronizados dos hotéis no segmento de turismo. A Netflix veio para mudar a lógica de como assistimos TV ao derrubar a programação sequencial e impor a programação personalizada, por aparelho, sob demanda sem comerciais. Negócios novos partem das plataformas digitais, ganham tração no mobile e mudam as regras do jogo de modo inesperado, diminuindo as zonas de atrito com os consumidores, proporcionando um novo padrão de serviços e indo de encontro a um consumidor com poder e com vontade experimentar o novo continuamente.

Durante décadas, séculos, coube às empresas propor as inovações – produtos, serviços – que em competição, procurassem conquistar os consumidores. Hoje, a colaboração está na linha de frente de uma nova concepção de desenvolvimento do mercado e das relações de consumo. Consumidores mudam empresas – querem novos canais de atendimento, novos serviços, autoatendimento, autosserviço, conveniência, respeito, interfaces amigáveis, fluidez, comandar a forma de transação e se relacionar com empresas legítimas, autênticas, transparentes, com propósitos sinceros e voltadas para o bem comum.

É exatamente esse o cenário que leva o CONAREC 2016 a propor o tema Consumidores Mudando Empresas. Uma jornada voltada para descobrir, entender e incorporar as mudanças provocadas no relacionamento entre empresas e clientes. Como nunca antes na história, há uma nova correlação de forças entre empresas e clientes e as oportunidades de inovar e gerar valor são infinitas. Ao mesmo tempo, pairam novas ameaças – a infidelidade às marcas, a fragmentação excessiva dos perfis de consumidores, a diversidade, a longevidade, as novas fases da vida, o consumo consciente, aliadas à atividade em rede ameaçam negócios tradicionais. Por tudo isso, de modo mais acentuado o CONAREC é o mais indispensável dos eventos corporativos do calendário corporativo. O único a enfrentar e trazer temas sensíveis, a reunir o maior time de lideranças de grandes empresas, startups, empreendedores, especialistas e âncoras para fornecer subsídios e inspiração para quem decide.

Objetivos do CONAREC 2016:

1) Traçar um painel completo sobre o novo consumidor – o que significa ser consumidor atualmente – e como essa nova atitude muda a face dos negócios.

2) Projetar novas visões de negócio, modelos, formatos, tendências, conceitos para permitir aos executivos participantes acesso a informações inéditas para aplicação prática.

3) Contrastar visões de negócios estabelecidos e negócios inovadores para permitir a construção de uma visão mais realista das possibilidades e estágio atual do mercado brasileiro.

4) Mostrar o que significa relacionamento com consumidores neste momento.

5) Destacar soluções tecnológicas, plataformas de comunicação e a oferta de serviços de quem é responsável pela construção e operacionalização da gestão de clientes no país.

6) Valorizar todo o ecossistema de empresas, profissionais, especialistas e autoridades devotadas ao aperfeiçoamento constante do relacionamento entre empresas e clientes no país.

7) Gerar valor para as empresas e profissionais que estão efetivamente engajadas na causa da melhoria dos serviços a clientes e consumidores no Brasil.

Necessidades-alvo/perfil de público

Como lidar com o consumidor em evolução, ao mesmo tempo em que ele desfruta e utiliza intensamente o poder da digitalização e da mobilidade? E como elaborar estratégias para esse novo consumidor em um momento econômico adverso como o enfrentado pelo Brasil? Os consumidores hoje têm o poder nas mãos, mas sentem na pele a fraqueza da economia e suas consequências: a recessão, a inflação, o desemprego. Forças e fraquezas que combinadas formam um cenário de muita incerteza para as empresas de todos os segmentos.

Vivemos um momento sem referências, com executivos a procura de respostas. A busca por informação, por conhecimento e por instrumentos capazes de orientar as decisões das empresas é um imperativo para os executivos. É preciso reorientar os esforços para que as empresas possam conduzir relacionamentos com clientes e consumidores sensibilizados pelo momento atual, arredios, inseguros e em busca de compensação a cada jornada de consumo – cada vez mais restritas pelas limitações de orçamento.

Executivos das áreas de atendimento e serviço ao cliente, qualidade, canais digitais, relacionamento, atenção ao consumidor, marketing, recursos humanos (que precisam muitas vezes manter a motivação e reforçar a cultura de serviço junto ao cliente interno) procuram por inspirações, por colaboração, por insights, para construir novas respostas para perguntas diferentes. Como preparar empresas para fazer frente às mudanças provocadas, impulsionadas, estimuladas por consumidores? Essa é a pergunta que o CONAREC propõe-se a responder, mostrando os caminhos para a geração de valor a partir da compreensão do consumidor. O Conarec 2016 trará uma oferta de conteúdos ainda mais variada, com um olhar mais atento sobre novos negócios, novos modelos de serviço, experiências, disrupções e novas soluções, tecnologias e estratégias de relacionamento.

Contexto

O CONAREC é provavelmente o mais importante evento do mercado corporativo nacional. Seu ecletismo, seu caráter plural e a ousadia na abordagem de temas inexplorados pelas mídias e eventos tradicionais, fazem dele o grande fórum de discussão e compartilhamento de tudo o que cerca a gestão de clientes e consumidores no Brasil, bem como seus desdobramentos em diversas áreas de negócio: marketing, RH, vendas, gestão, qualidade.  Em um mercado ávido por informações diferentes, novas referências, inspirações e novas vozes, o CONAREC procura articular um conteúdo mais democrático, menos previsível, combinando a força dos grandes nomes e das principais lideranças do país, com os empreendedores da nova geração, celebridades, personalidades culturais e jornalistas gabaritados. Mais de 160 palestrantes juntam-se para compartilhar ideias provocativas, poderosas, diferentes, que apontem caminhos e embasem decisões. O Brasil que emerge das discussões do CONAREC é certamente um país mais próximo de seu verdadeiro potencial.

DESCRIÇÃO DOS FORMATOS

O CONAREC terá uma oferta de conteúdos em diferentes formatos:

5 salas alternando em sessões plenárias e apresentações paralelas

Solos, debates, cases
Workshops especiais
Tech talks
Startup sessions
Scale up sessions
Área de exposição
Pesquisas exclusivas

Conteúdo disponível das 9h às 17h30 sem pausas para almoço ou coffee break

Novo formato de almoço – horário estendido – oferta pocket

Conteúdo – dividido em plenárias e depois em hashtags de conteúdos – solos e debates. Alguns nomes de empresas e mesmo de pessoas já estão sugeridos. A ideia geral do conteúdo foi buscar novas referências – empresas, ideias, temáticas, pessoas, culturais e comportamentais – para dar aos congressistas uma ideia de “festival”, com uma curadoria séria, em que cada apresentação tenha sido pensada no sentido de atender expectativas elevadas.

Hashtags

#Experiência
#Tecnologia
#Inovação
#Cultura
#Comportamento
#Design
#Defesa do Consumidor
#Relacionamento
#Gestão
#RH
#Marcas
#CPO (Customer Process Outsourcing)

PROGRAMAÇÃO

TEMAS – PLENÁRIAS

  • A hora da verdade: CEOs revelam quanto e como os consumidores vem mudando suas empresas
  • O que a crise muda na cabeça dos consumidores e no relacionamento com as empresas?
  • A empresa positiva: negócios que provocam uma mudança na maneira como a sociedade consome e geram uma mudança positiva para ambos os lados
  • Destruição criativa: mude o negócio da sua empresa antes que o consumidor o obrigue
  • Consumidores que influenciam, inspiram e motivam líderes – a voz das ruas
  • Millennials: quem são e como pensam os consumidores que mudam tudo (inclusive a sua empresa)

TEMAS – PARALELAS

  • Como o poder de compra e o acesso à informação das classes C, D e E movimentou a transformação de empresas e mudou o olhar delas com relação a esses consumidores?
  • O que sua empresa pode aprender com “clientes jogadores”?
  • Entendendo o fenômeno: o que faz o AirBnb ser tão bem-sucedido?
  • O conceito de micro-momento: a decisão tomada no exato momento da necessidade.
  • Realidade virtual a serviço da User Experience – a experiência brasileira
  • A força dos youtubers – eles influenciam e disseminam comportamentos. Uma conversa com quem é campeão de audiência no maior canal de vídeos do mundo
  • Grandes que pensam pequeno – startups incubadas por líderes de mercado: quem são, como funcionam e o que fazem
  • Mentes maravilhosas II – um debate com brasileiros que inovam, saem fora da caixa, inspiram e fazem o bem
  • A importância da transparência no discurso das marcas
  • O2O – off line to on-line – transportando a vida real para a virtual
  • M2M e a ascensão do IoT – o que estas letras significam e como elas vão mudar a maneira de fazer negócios
  • Futuristas – como os consumidores e as influências culturais vão mudar mercados, marcas e empresas no curto, médio e longo prazo
  • O triunfo do contexto – como ressaltar e recuperar a verdade nas histórias das marcas para engajar consumidores e conquistar fãs
  • O dilema do RH – o consumidor que tem o poder no mercado é o mesmo colaborador que influencia a empresa
  • As melhores empresas para trabalhar: como elas evoluem aprendendo mais com seus consumidores e colaboradores
  • CPOs – o relacionamento com clientes sob a ótica do Customer Process Outsourcing
  • Não somos feitos de células, mas de dados – uma nova perspectiva para entender e se relacionar com os consumidores
  • Zero atrito – design de negócios e serviços que elevam a qualidade da experiência do cliente
  • Duas empresas contam sua experiência de desenvolver negócios e serviços a partir da visão do cliente
  • Empresa iguana ou humana – tirando a empresa da inércia diante de um consumidor em evolução
  • Startup session – descubra qual o negócio que tem potencial para conquistar consumidores e mudar o mercado
  • Como a descentralização financeira pode modificar o mercado financeiro
  • Enfrentando a mudança: como as teles estão se transformando para servir um cliente que não fala ao telefone, não usa SMS e é usuário compulsivo de dados
  • Longevidade, carros conectados, internet em dispositivos residenciais – o mercado de seguros não será o mesmo – impactos e oportunidades
  • A televisão independente da TV
  • Tecnologia para engajar clientes e recriar serviços – o poder do feedback para refinar continuamente o negócio
  • Consumidor multicanal e colaborador multicanal – o trabalho remoto movimentando mercados
  • O tsunami da imagem – transformando audiência em receita e engajamento – uma conversa com Instagram e Pinterest
  • Bonitas na foto – empresas que fazem sucesso nas redes sociais focadas na imagem
  • A verdadeira economia compartilhada
  • Empresas em colaboração, uma união para o bem comum – tecnologias, processos e práticas compartilhadas em prol do consumo consciente
  • ENAJUD – por que evitar o litígio é uma conquista da sociedade
  • gov – um modelo de mediação de conflitos que é referência mundial
  • Fanatismo saudável – o poder dos games em sua conexão inigualável com os consumidores

*Programação sujeita a alterações

 

Palestrantes

EM BREVE

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